Luanda recebeu a 18 de Novembro, o AECIPA Day 2025, encontro que reuniu líderes empresariais, autoridades públicas e especialistas da indústria petrolífera. O evento foi promovido pela Associação das Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria Petrolífera Angolana (AECIPA).
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou que a iniciativa ajuda a identificar dificuldades dos prestadores de serviços e a explorar novas oportunidades de negócio. Referiu-se à fábrica de amônia e ureia no Soyo e ao projecto de gás não associado como exemplos de investimentos estratégicos.
Segundo o governante, os investimentos previstos no Sector até 2030, podem atingir 75 mil milhões de dólares, sinal da confiança das grandes operadoras internacionais e da resiliência da indústria petrolífera angolana.
Na abertura, o CEO da AECIPA, Bráulio de Brito, sublinhou que a soberania económica das empresas angolanas depende da aposta no conteúdo local. “Mais do que contratação, significa formação de talentos, absorção de tecnologia e criação de valor que permanece no país”, afirmou.
O encontro contou ainda com a presença do secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, e do PCA da ANPG, Paulino Jerónimo.